">O
">O
Trailler do vídeo didático-cultural "100 anos de Choro em prosa e música - de Calado a Altamiro", que conta a história do Choro, nosso mais genuíno gênero musical, e de seus principais expoentes.
Duração de 2:41 minutos.
Vídeo Release do Choro na Praça ®, que conta a trajetória do grupo desde 1998 até hoje, com trechos de vários shows realizados.
Duração de 8:19 minutos.

100 anos de CHORO em prosa e música - de Calado a Altamiro
CHORO na PRAÇA ® curadoria Edgard Gordilho
Vídeo DVD e show didático que conta a história do choro ao longo de 100 anos de existência.
O objetivo principal é ser um evento informativo que aprimore o gosto musical dos jovens e do público em geral, por meio da interpretação de obras dos maiores compositores brasileiros do gênero, formando plateia para a música instrumental, divulgando e ensinando de uma forma agradável, interessante e fluida as raízes da boa Música Popular Brasileira.
Descrição
O show visa a uma amostragem sintetizada do desenvolvimento do choro, podendo ser compactado em uma única apresentação ou dividido em até 4 apresentações. São mostrados 4 segmentos com os compositores mais importantes de cada época desse gênero musical nascido no Rio de Janeiro, que emigrou para outros estados do Brasil e para todo o mundo. Um apresentador fala sobre os compositores, contando casos pitorescos, enquanto o CHORO na PRAÇA executa as principais composições de cada um deles.
1º segmento: ORIGEM
Período do fim do século XIX, quando o choro nasceu nos saraus, até o início do século XX. Neste segmento, são apresentadas obras de Joaquim Callado, Chiquinha Gonzaga, Álvaro Sandim, Ernesto Nazareth, Zequinha Abreu, Heitor Villa-Lobos e João Pernambuco.
2º segmento: PIXINGUINHA exclusivo
O mais importante compositor de choro com o maior número de composições merece um segmento exclusivo. São narrados casos pitorescos da sua trajetória de vida e executadas várias de suas composições.
3º segmento: MODERNOS
Na segunda metade do século XX, quando o choro teve sua forma musical e estrutural definida, contou, então, com uma infinidade de compositores. Alguns dos escolhidos são Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo, Abel Ferreira, Luiz Americano, K. Ximbinho, André Victor Correia, Bonfiglio de Oliveira.
4º segmento: CONTEMPORÂNEOS
O choro do século XXI, com sua linguagem mais solta e indefinida quanto ao passado, com experimentações e harmonizações de acordes dissonantes que até então não frequentavam o gênero. Aqui são lembrados Altamiro Carrilho, Sivuca, Paulinho da Viola, Afonso Machado e também compositores de outros gêneros musicais que se arriscaram e produziram choros de qualidade como Chico Buarque, Caetano Velloso e Hermeto Pascoal.

Projeto aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet - do Ministério da Cultura
e pela Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro

Projeto também apoiado e autorizado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro / Fundação Parques e Jardins







clique para ver choro na praça CONTATO

clique para ir à página principal
clique para ver outras reportagens publicadas

clique para visitar o choro na praça
gordilho@gordilho.com

 

 

 

 

 

 

 

tags projeto cultural show e video dvd CHORO na PRAÇA ® RIO DE JANEIRO - 100 anos de choro em prosa e música de calado a altamiro lei rouanet lei icms