Edgard Gordilho
flautista


contato -
(21) 3327-8485



clique para ver shows . Dois Por Quatro Eventos Artísticos


">
Homenagem a Altamiro Carrilho
(Beija-flor, Bem Brasil, Não resta a menor dúvida, Vivaldino, O eterno jovem Bach, Caco de vidro e Esquerdinha na gafieira)
Evento Movidos pelo Coração - Ministério da Cultura - Sociedade Brasileira de Cardiologia - Sanofi - Praia de Copacabana
Choro na Praça - Eber de Freitas (percussão), João Rafael (pandeiro), Edgard Gordilho (flauta), Pedro Cantalice (cavaquinho) e Gilson Verde (violão 7 cordas).
Produção Dois Por Quatro Eventos Artísticos Ltda.
filmagem Maria do Mar Gordilho. 7 de maio de 2017 www.choronapraca.com .

Altamiro Carrilho
Altamiro Aquino Carrilho
 21/12/1924 Santo Antônio de Pádua, RJ  -  15/8/2012 Rio de Janeiro

Instrumentista. Compositor. Filho de Lyra de Aquino Carrilho e Octacilio Gonçalves Carrilho. Membro de uma família de oito irmãos, entre eles, o flautista Álvaro Carrilho. Seu avô materno, Carlos Manso de Aquino, era tão apaixonado por música que ao nascer sua primeira filha lhe deu o nome de Lyra. Nome também de sua banda: Lyra de Orion - que tocava no coreto da praça onde as famílias da cidade se reuniam para ouvir e aplaudir. Aos 15 anos mudou-se com a família para São Gonçalo (Niterói), no Rio de Janeiro. Logo depois, a família transferiu-se para o bairro de Bonsucesso, subúrbio do Rio de Janeiro. No ano de 1943, participou pela primeira vez de uma gravação, na ocasião, no disco de Moreira da Silva. Três anos depois, a convite de Ademar Nunes, foi contratado pela Rádio Sociedade Fluminense, atuando na orquestra da emissora. Em 1946, passou a integrar o conjunto de César Moreno, com o qual atuou nas rádios Tupi e Tamoio. No ano de 1948, na Rádio Tupi, integrou o conjunto de Rogério Guimarães. Em 1950, formou seu primeiro conjunto e atuou com o mesmo na Rádio Guanabara. Em 1951, Canhoto o convidou para fazer parte de seu regional. Na ocasião, substituiu Benedito Lacerda. Consagrado no Brasil inteiro, é considerado uma lenda viva do choro, tendo se apresentado em mais de 48 países, sempre com absoluto sucesso. Cidadão Carioca (título concedido pela Câmara dos Vereadores do Município do Rio de Janeiro). Com mais de uma centena de discos gravados, considerava-se discípulo de Patápio Silva. Faleceu aos 87 anos de idade, em uma clínica no bairro de Laranjeiras, Rio de Janeiro, devido a problemas respiratórios.
fonte: Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira
.

Shows realizados em homenagem a Altamiro Carrilho pelo Choro na Praça

O Choro na Praça apresentou vários shows homenageando o nosso maior flautista, Altamiro Carrilho, um dos maiores intérpretes do Choro, que merece reverência não só pelo virtuosismo na flauta, que influenciou e influencia gerações de instrumentistas, mas também pela relevante obra autoral.
O repertório é calcado no próprio repertório de Altamiro com suas composições, e uma seleção de choros que ele mesmo julgava mais importantes de compositores que foram gravados por Altamiro e fizeram parte do repertório de shows dele.

Os espetáculos apresentados pelo grupo Choro na Praça, que, desde 1998, vêm contribuindo para a divulgação e a consolidação do choro, sob a liderança do flautista Edgard Gordilho foram apresentados com o patrocínio da Secretaria de Cultura Municipal do Rio, no Teatro Carlos Werneck (quando foi oferecido um troféu ao homenageado).

Também no Sesc Tijuca, no Café, Cachaça e Chorinho em Piraí etc. Além disto, E. Gordilho ministrou workshops sobre a obra do mestre no exterior, em Barcelona – Espanha e Toulouse – França.
Para homenageá-lo, portanto, o espetáculo conta algumas histórias sobre a vida, a obra e a trajetória de Altamiro Carrilho, além de apresentar um repertório com composições dele e de outros compositores que tanto o influenciaram na sua carreira. Altamiro Carrilho, além de grande instrumentista, era um ótimo contador de histórias e sempre ilustrava seus shows com “causos” divertidos e curiosos.


show em homenagem a Altamiro Carrilho realizada na Praia de Copacabana com patrocínio do
Ministério da Cultura, da Sociedade Brasileira de Cardiologia e da SANOFI

veja reportagens sobre o Choro na Praça

 


">
">
">
">
">
">
">
">
">
">
">
">
">
">
">
">
">
">
">
">
">
">
">
">
">
">

 

Altamiro Carrilho - Homenagem aos 86 anos - dezembro de 2010
Teatro Carlos Werneck - Aterro do Flamengo - Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro

Homenagem a Altamiro Carrilho em 2011
Café, Cachaça & Chorinho na Praça da Preguiça -
Pirai

Altamiro Carrilho - Homenagem aos 90 anos - SESC 2014
SESC Tijuca - Rio de Janeiro


 


Workshops sobre Altamiro Carrilho em
Barcelona - Espanha




Workshops sobre Altamiro Carrilho em
Toulouse - França







 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

tags Altamiro Carrilho - homenagem do Choro na Praça aos 90 anos - RJ Rio de Janeiro Choro na Praça com música ao vivo grupo de chorinho bossa nova samba Rio de Janeiro Choro na Praça evento corporativo com música ao vivo grupo de chorinho bossa nova samba Rio de Janeiro choro na praça música instrumental evento corporativo Choro na Praça com música ao vivo grupo de chorinho bossa nova samba Rio de Janeiro dois por quatro eventos artísticos empresas festas rio janeiro chorinho bossa nova samba flauta cavaquinho violão pandeiro Edgard Gordilho (flauta)
produção e fotos: Carla Paes Leme - Dois Por Quatro Eventos Artísticos
rio de janeiro