Edgard Gordilho

flautista
-
flutist
contato



clique para ver outros shows realizados


choro na praça

click para ir à página principal

 

Choro na Praça faz show gratuito na Vila Olímpica de Mato Alto

Patrocinado pelo Sesi Cultural, grupo conta a história do Choro

O grupo Choro na Praça vai contar a história do Choro – por meio de clássicos do gênero compostos por seus maiores expoentes – em apresentação única e gratuita na Vila Olímpica de Mato Alto, no próximo dia 18, quinta-feira, dia 18, às 17h.

Selecionado pelo projeto Sesi Cultural 2013, o espetáculo “História do Choro” é um verdadeiro passeio musical pelo gênero. O repertório escolhido pelo flautista Edgard Gordilho começa com obras dos precursores Joaquim Calado (“Flor amorosa”), Chiquinha Gonzaga (“Corta-jaca”) e Ernesto Nazareth (“Odeon”). Segue por sucessos de geniais consolidadores do gênero como Pixinguinha (“Lamento”), Jacob do Bandolim (“Noites cariocas”) e Waldir Azevedo (“Brasileirinho”). E presta também homenagens ao maestro Severino Araújo e ao flautista Altamiro Carrilho, dois grandes compositores recentemente falecidos.

Sobre o Choro na Praça

Quando se fala em Choro, é fácil pensar em rodas em praças públicas. E foi assim que surgiu, há 15 anos, o grupo Choro na Praça – com o incentivo e o reconhecimento do Ministério da Cultura desde 1999 – tocando a céu aberto em eventos promovidos por prefeituras de vários municípios do Rio de Janeiro. Afinal, se todo artista tem de ir aonde o povo está, o Choro – nosso mais genuíno gênero musical – não poderia ser diferente.

Mas o Choro na Praça conquistou outros espaços além da tradicional pracinha e assim vem se apresentando em festivais de Choro, eventos corporativos e festas particulares.

Formado por Edgard Gordilho (flauta), Pedro Bastos (violão 7 cordas), Maurício Verde (cavaquinho), Luiz Américo (violão 6 cordas), Eber Freitas (percussão) e João Rafael (pandeiro), o Choro na Praça tem projeto de apresentações em praças públicas aprovado pelo Ministério da Cultura, em 2013, por meio da lei de incentivo.

Levar a bandeira do Choro é fundamental para o líder do grupo, Edgard Gordilho, que nos últimos anos esteve na Europa tocando e dando workshops sobre o gênero. “Depois que vi e participei de rodas de choro em Portugal, França e Espanha, fiquei ainda mais convicto da importância de trabalhar para divulgar e consolidar ainda mais o Choro no país”, entusiasma-se.

Sobre o Choro

O Choro, o mais genuíno gênero musical brasileiro, nasceu da mistura dos ritmos europeus - vindos para o país por meio da corte portuguesa que se instalou no país no início do século XIX – com os batuques africanos. A primeira obra editada sob o rótulo de “Choro” foi “Flor amorosa”, do compositor e flautista Joaquim Calado, que levou o gênero aos saraus promovidos por D. Pedro II no Palácio Imperial, localizado na Quinta da Boa Vista, Rio de Janeiro.

Serviço
Show “História do Choro” com o grupo Choro na Praça
Data: 18 de julho de 2013
Horário: 17h
Local: Vila Olímpica do Mato Alto
Endereço: Rua Cândido Benício, 2.973, Praça Seca, Jacarepaguá
Entrada franca

Produção:
Dois Por Quatro Eventos Artísticos Ltda.


Veja o clipping deste show

Veja outras matérias publicadas

 

"> ">

 

Cartaz do show


Imagens do show






">

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

tags sesi cultural jacarepaguá Rio de Janeiro Choro na Praça com música ao vivo grupo de chorinho bossa nova samba Rio de Janeiro Choro na Praça evento corporativo com música ao vivo grupo de chorinho bossa nova samba Rio de Janeiro choro na praça música instrumental evento corporativo empresas festas rio janeiro chorinho bossa nova samba flauta cavaquinho violão pandeiro rio de janeiro barra da tijuca